Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas da Europa despencam; Paris e Frankfurt caem quase 9%

SÃO PAULO - As bolsas de valores da Europa seguem a onda de pessimismo mundial e despencam nesta manhã. A notícia de que a economia da Grã-Bretanha se contraiu em 0,5% no terceiro trimestre - a primeira retração em 16 anos - piorou o clima.

Valor Online |

Os investidores passaram a temer que o país já esteja entrando em recessão e reagiram com a venda pesada de ações.

Às , o índice FTSE das cem ações mais negociadas na Bolsa de Londres perdia 7,84%, aos 3.767,14 pontos. Em Paris, o indicador CAC das 40 ações mais líquidas do mercado recuava 8,91%, aos 3.015,84 pontos. O DAX, da Bolsa de Frankfurt, tombava 8,87%, aos 4.118,95 pontos.

Esse movimento segue o visto nos mercados asiáticos, que também despencaram nesta sexta-feira, em meio às notícias sobre a crise e a resultados corporativos preocupantes. O Nikkei 225, de Tóquio, perdeu 9,60%, e o Hang Seng, de Hong Kong, caiu 8,30%, por exemplo.

Outro fator a explicar as pesadas perdas deste pregão nos mercados europeus é a contínua desvalorização das commodities. Hoje, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) decidiu cortar sua produção em 1,5 milhão de barris diários. Mesmo assim, o preço do produto continua caindo, reflexo do temor de recessão mundial e da desmontagem de posições especulativas.

(Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG