Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas da Ásia voltam ao terreno positivo; HK sobe 10%

As medidas anunciadas no final de semana pelos governos dos países mais ricos do mundo devolveram as bolsas asiáticas ao terreno positivo, após uma semana de quedas históricas em toda a região. A exceção ficou com a Bolsa de Taipé, em Taiwan, onde a desconfiança dos investidores ainda prevaleceu.

Agência Estado |

O mercado de Tóquio não abriu devido a um feriado. A procura por ações baratas puxou o índice Hang Seng da Bolsa de Hong Kong para uma alta de 10%. O índice ganhou 1.515,29 pontos e encerrou aos 16.312,16 pontos.

Os ganhos em Hong Kong ajudaram a impulsionar a Bolsa de Xangai, na China, que também foi estimulada pela expectativa de que o governo anuncie medidas de estímulo ao mercado e à economia, após a reunião do Comitê Central do Partido Comunista, neste final de semana. O índice Xangai Composto encerrou uma série de seis pregões consecutivos de queda e teve alta de 3,7%, fechando aos 2.073,57 pontos. O Shenzhen Composto avançou 1,9%, aos 541,32 pontos. As ações do Shenzhen Development Bank e as do China Merchants Bank atingiram o limite diário de alta, de 10% Yuan - Uma ligeira queda na paridade central dólar/yuan levou a moeda chinesa a encerrar em alta frente à dos EUA. No mercado de balcão, a cotação do dólar fechou em 6,8258 yuans, um recuo de 0,04% em relação ao fechamento de sexta-feira, quando ficou em 6,8357 yuans.

Em Taiwan, contudo, a Bolsa de Taipé ainda ficou pressionada pelas quedas de Wall Street na semana passada e pelo receio de uma prolongada turbulência nos mercados financeiros globais. O índice Taiwan Weighted cedeu 110,27 pontos, ou 2,2%, e fechou aos 5.020,44 pontos. A Bolsa de Seul, na Coréia do Sul, registrou alta. O índice Kospi subiu 3,8% e fechou aos 1.288,53 pontos. O índice PSE Composto da Bolsa de Manila, nas Filipinas, apresentou alta de 1% e encerrou aos 2.118,75 pontos. Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney teve alta de 5,6% e fechou aos 4.180,7 pontos.

A Bolsa de Cingapura recuperou a maior parte das perdas de sexta-feira, uma vez que os investidores receberam bem as medidas de governos e bancos centrais ao redor do mundo para impulsionar os mercados financeiros. O índice Strait Times subiu 6,6% e fechou aos 2.076,35 pontos. O mercado indonésio teve alta, ajudada pela estabilidade da moeda - rupia - e por muitas companhias comprando ações de volta. O índice composto da Bolsa de Jacarta subiu 0,7% e fechou aos 1.461,87 pontos. Na Tailândia, o mercado recuperou parte das perdas da semana passada, auxiliado por ganhos na maioria dos mercados regionais e pelo plano de estabilização dos mercados de capitais do governo. O índice SET da Bolsa de Bangcoc subiu 5,4% e fechou aos 476,33 pontos. O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve alta de 1,8% e fechou aos 950,76 pontos. As informações são da Dow Jones

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG