Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas da Ásia têm pregões negativos; HK cai 2,2%

Em pregões oscilantes, a maioria dos mercados asiáticos fechou em baixa nesta terça-feira. Entre os fatores que pesaram para os maus resultados das Bolsas da região pode-se destacar a queda dos preços dos metais e as perspectivas de balanços negativos do quarto trimestre para as principais corporações.

Agência Estado |

O declínio em Wall Street e o enfraquecimento dos mercados regionais, com as preocupações sobre a economia global, levaram a Bolsa de Hong Kong a fechar em baixa. Com fraco volume de negociações, o índice Hang Seng perdeu 302,95 pontos, ou 2,2% e encerrou aos 13.668,05 pontos.

Já as Bolsas da China fecharam em queda pelo segundo pregão seguido. Os fracos números da exportação e importação em dezembro, o contínuo declínio nos preços globais das commodities e as preocupações sobre os resultados das empresas no quarto trimestre pesaram na maioria das blue chips. Com fraco volume de negociações, o Xangai Composto caiu 2% e encerrou aos 1.863,37 pontos. Já o Shenzhen Composto perdeu 2,9% e terminou aos 571,62 pontos.

Expectativas de que o Banco Central chinês irá manter o yuan estável sobre o dólar por tempo indefinido tornaram-se ainda mais fortes, o que levou a unidade chinesa a ficar estável em relação à moeda norte-americana. No mercado de balcão, às 4h30 (de Brasília), a cotação de compra e venda do dólar era de 6,8374 yuans, ligeiramente acima do fechamento de segunda-feira, que foi de 6,8370 yuans.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em alta com a cobertura de vendas a descoberto, liderada pelas ações do setor tecnológico. Com fraco volume de negociações, o Taiwan Weighted ganhou 1,8% e encerrou aos 4.532,36 pontos.

Na Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, o índice Kospi encerrou com alta de 1%, aos 1.167,71 pontos, liderado pelas ações do setor financeiro e de estaleiros.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney registrou o segundo dia consecutivo de perdas. O índice S&P/ASX 200 recuou 0,8%, para 3.654,6 pontos.

O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, recuou 0,2%, para 1.994,24 pontos. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: bolsa de valores

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG