Mercado europeu segue tendência de queda da Ásia " /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas da Ásia levam mercados a menor nível em 5 anos e meio

HONG KONG - Uma queda de 6% no principal índice de ações asiáticas levou as ações do mundo a recuarem ao patamar mais baixo em cinco anos e meio nesta quinta-feira. O preço do petróleo caiu para menos de US$ 53 e ativos considerados seguros, como o iene, valorizavam-se perante temores de uma recessão global e da piora da crise financeira. http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/11/20/bolsa_de_madri_abre_em_baixa_de_263_2123207.html target=_topMercado europeu segue tendência de queda da Ásia

Reuters |

Investidores estão se preparando para momentos mais difíceis das condições econômicas após a divulgação dos últimos sinais fracos da economia global: o Federal Reserve cortou a expectativa de crescimento dos Estados Unidos, os preços ao consumidor norte-americano caíram a um ritmo recorde no último mês e as exportações do Japão tiveram a maior queda em sete anos.

A fraca perspectiva, que está afetando setores que vão desde montadoras automotivas norte-americanas às fabricantes de chips asiáticas, vem em meio a renovadas preocupações quanto ao sistema financeiro. As ações do Citigroup registraram patamar mais baixo em 13 anos na quarta-feira, quando investidores questionaram a sobrevivência da instituição afetada por grandes perdas com cartões de crédito, hipotecas e dívidas podres.

"Todos estão aceitando o fato de que estamos prestes a entrar em uma prolongada recessão global, e nós estamos vendo muitos recuos", disse Lucinda Chan, diretora de divisão do Macquarie Equities na Austrália.

Como dominós, os mercados asiáticos tiveram significativas quedas um dia depois dos mercados norte-americanos terem atingido nível mais baixo em cinco anos.

O índice MSCI das principais ações asiáticas com exceção do Japão tombou 6%, a 201 pontos. Enquanto isso, o indicador MSCI de ações de todos os país exibia baixa de 2,33% às 8h35 (horário de Brasília), a 197 pontos, depois de atingir mais cedo o menor nível desde maio de 2003.

No Japão, o índice Nikkei da bolsa de TÓQUIO registrou queda de 6,9%, abaixo do nível técnico de 8 mil pontos pela primeira vez em três semanas.

O indicador Kospi de SEUL tombou 6,7%, enquanto a desvalorização do Hang Seng, de HONG KONG, foi de 4%. O mercado de SYDNEY perdeu 4,2%, e em TAIWAN o recuo foi de 4,5%.

Em CINGAPURA, as ações tiveram perda de 3,1%, e em XANGAI, os papéis se desvalorizaram em 1,7%.

Leia tudo sobre: asiáticas

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG