Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas da Ásia iniciam semana em baixa; HK cai 3,1%

A maioria das bolsas asiáticas fechou no campo negativo nesta segunda-feira. Os mercados seguiram a tendência de queda registrada em Wall Street na sexta-feira.

Agência Estado |

Também reagiram mal à falta de novidades governamentais no setor financeiro na China, cujas bolsas ficaram uma semana fechadas.

O declínio dos mercados norte-americanos, devido às preocupações de que a economia está piorando, e a ausência de medidas de estímulo econômico por parte de Pequim, após o término do feriado do Ano Novo Lunar, derrubaram a Bolsa de Hong Kong. Com baixo volume de negociações, o Hang Seng perdeu 416,72 pontos, ou 3,1%, e encerrou aos 12.861,49 pontos.

A alta nas ações das empresas de agricultura, com os esforços de Pequim para dar suporte aos produtores rurais, e os ganhos nos papéis de fabricantes de peças para aviões, por conta de notícias de que a Airbus irá produzir componentes na China, fizeram as bolsas chinesas fechar em elevação. O Xangai Composto subiu 1,1% e encerrou aos 2.011,68 pontos. Já o Shenzhen Composto ganhou 2,1% e terminou aos 623,01 pontos.

A forte valorização do dólar sobre o euro durante a semana de feriado na China fez o yuan fechar em queda em relação à unidade norte-americana. No mercado de balcão, às 4h30 (horário de Brasília), a cotação de compra e venda do dólar era de 6,8463 yuans, acima do fechamento do pregão anterior, de 23 de janeiro, que foi de 6,8380 yuans.

Já a Bolsa de Taipé, em Taiwan, apresentou ligeira alta, após uma semana fechada por feriado. Liderado pelos papéis da peso pesado tecnológica TSMC, o índice Taiwan Weighted subiu 0,3%, aos 4.259,98 pontos.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul encerrou em baixa de 1,3%, aos 1.146,95 pontos. As perdas foram lideradas pelo setor financeiro, mas a queda foi limitada pelas compras dos investidores estrangeiros.

O índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney, na Austrália, encerrou com queda de 1,2%, aos 3.497,4 pontos. O mercado local aguarda o anúncio de um corte na taxa de juros na reunião de amanhã do banco central australiano, além dos balanços de empresas importantes a serem divulgados nesta semana.

Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila registrou queda de 0,5%, aos 1.833,57 pontos. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: bolsa de valores

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG