Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas da Ásia fecham semana em alta; HK avança 2,5%

Os principais mercados asiáticos apresentaram bons resultados nesta sexta-feira, praticamente ignorando a forte queda em Wall Street e as más notícias que vieram dos Estados Unidos. A alta em setores específicos sustentou os ganhos do dia.

Agência Estado |

Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong, que fechou em forte elevação, também no encalço dos resultados da China. Com fraco volume de negociações, o Hang Seng ganhou 336,31 pontos, ou 2,5%, e terminou aos 13.846,09 pontos.

As Bolsas da China fecharam em alta pelo terceiro pregão consecutivo, alavancadas pelas ações de empresas de alimentos e de agricultura. O índice Xangai Composto avançou 0,9% e encerrou aos 2.018,66 pontos - na semana, o índice acumulou alta de 7,8%. Já o Shenzhen Composto ganhou 2,3% e fechou aos 600,71 pontos. Yuan - A queda na taxa de paridade central dólar-yuan levou a moeda chinesa a se valorizar em relação à unidade norte-americana no final do pregão. Segundo traders, isso mostra que o Banco Central quer reduzir as especulações de que irá permitir o enfraquecimento do yuan para estimular a economia. No mercado de balcão, às 4h30 (de Brasília), o dólar estava cotado em 6,8792 yuans, abaixo do fechamento de quinta-feira, que foi de 6,8810 yuans.

Já a Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em baixa pela terceira sessão seguida, no encalço das perdas em Wall Street. O índice Taiwan Weighted caiu 0,7% e terminou aos 4.225,07 pontos. Na Bolsa de Seul, na Coréia do Sul, o índice Kospi fechou com alta de 2,1%, aos 1.028,31 pontos, liderada pelas ações de bancos, montadoras e siderúrgicas. Na Austrália, a cautela predominou entre os investidores da Bolsa de Sydney diante da divulgação do nível de emprego nos EUA. O índice S&P/ASX 200 baixou 1,2%, para fechar aos 3.489,9 pontos.
Na Bolsa de Manila, nas Filipinas, o impacto negativo da queda de Wall Street foi compensado pela expectativa de um possível corte na taxa de juros local. O índice PSE recuou 0,1%, e fechou aos 1.888,96 pontos.

O índice Strait Times da Bolsa de Cingapura subiu 1,5% e fechou aos 1.668,19 pontos. A Bolsa de Bangcoc não funcionou por ser feriado na Tailândia. O mercado indonésio sofreu ligeira baixa conduzida pelas vendas de ações relacionadas a commodities meio a temores de que os preços das matérias-primas continue a cair por conta da fraca demanda. O índice composto da Bolsa de Jacarta caiu 0,3% e fechou aos 1.202,34 pontos. O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 1,0% e fechou aos 838,28 pontos. As informações são da Dow Jones

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG