Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas da Ásia fecham em baixa com pessimismo sobre economia

HONG KONG (Reuters) - As bolsas de valores da Ásia fecharam em queda nesta sexta-feira, encerrando a última semana cheia de negócios de 2008 com um lamurio. O indicador que reúne os mercados da região acumulou queda de 52 por cento, marcando a maior baixa anual desde que o índice foi lançado em sua forma atual em 1988. O dólar caiu mais nesta sexta-feira, registrando o maior declínio em uma única semana desde 1985, enquanto os títulos do governo japonês se valorizaram após o Banco do Japão ter cortado juro para próximo de zero e ter informado uma perspectiva econômica pessimista.

Reuters |

A desaceleração econômica global acelerou no final deste ano, forçando os formuladores de políticas a adotar meios não convencionais para dar apoio às suas economias. Tanto o Japão quanto os Estados Unidos estão em recessão e não devem sair desta situação em breve.

"A economia está piorando muito rapidamente, e o Banco do Japão e o governo terão de continuar trabalhando juntos. Mas ainda não há garantia de que as medidas tomadas serão capazes de impedir a economia de entrar em colapso", disse Hideo Kumano, economista-chefe do Dai-Ichi Life Research Institute no Japão.

O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão operava em queda de 1,11 por cento às 8h18 (horário de Brasília).

A bolsa de TÓQUIO perdeu 0,9 por cento, reduzindo parte das perdas após o Banco do Japão ter cortado o juro.

Papéis da Toyota se desvalorizaram em 2 por cento depois que a mídia japonesa divulgou que a matriz da maior montadora do mundo deverá registrar seu primeiro prejuízo operacional anual desde que a companhia foi fundada, há mais de 70 anos.

Em HONG KONG, as ações do HSBC despencaram 6,2 por cento em meio a temores de que a maior instituição financeira da Europa poderá levantar capital ou cortar dividendo para manter o seu balanço intacto. O índice Hang Seng fechou em queda de 2,4 por cento.

A bolsa de SEUL se valorizou em 0,4 por cento, enquanto em CINGAPURA houve queda de 0,2 por cento. Em XANGAI, a bolsa subiu 0,14 por cento. TAIWAN encerrou praticamente estável com oscilação negativa de 0,01 por cento e SYDNEY avançou 0,96 por cento.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG