Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas da Ásia caem com expectativa por emprego nos EUA

Por Kevin Plumberg HONG KONG (Reuters) - As bolsas da Ásia encerraram em queda e o dólar norte-americano se valorizou nesta sexta-feira. Os negócios foram mediados pela expectativa dos investidores pelos dados de postos de trabalho nos Estados Unidos em dezembro. Os números devem mostrar grandes fechamentos de vagas e debilitar mais as chances de uma recuperação econômica rápida este ano.

Reuters |

Analistas acreditam que a maior economia do mundo provavelmente cortou mais de meio milhão de empregos no último mês -- o que faz com que a perda de postos de trabalho em 2008 bata recorde no período pós-guerra. Os dados afetam exportadores asiáticos que buscam demanda de países desenvolvidos.

"Analistas de mercado já estão preparados para notícias ruins quanto ao emprego. Eles esperam que o desemprego tenha aumentado para 7 por cento em dezembro", disse Linus Yip, estrategista do First Shanghai Securities em Hong Kong. "Mas o teste real está em como Wall Street reagirá às notícias."

O índice MSCI das principais ações asiáticas com exceção do Japão tinha desvalorização de 0,85 por cento às 7h38 (horário de Brasília), se distanciando do patamar mais alto em um mês atingido na quarta-feira.

Em TÓQUIO, o indicador Nikkei terminou em queda de 0,45 por cento, com grandes exportadores como Honda e Canon entre as principais perdas do índice.

O escândalo envolvendo a companhia indiana de tecnologia da informação Satyam Computer Services gerou temores de que investidores estrangeiros possam sair do país, principalmente depois dos recentes ataques que paralisaram Mumbai no final do último ano.

O presidente do conselho da companhia renunciou na quarta-feira após dizer que 94 por cento do dinheiro e contas bancárias listados nos registros da companhia no final de dezembro não existiam. O índice indiano BSE perdia 1,6 por cento.

A Coréia do Sul acompanhou a Índia como maior perda da região, com o indicador Kospi em queda de 2,05 por cento, após o banco central do país ter cortado a taxa de juros em 0,5 ponto percentual para um patamar recorde de baixa, e ter alertado que a quarta maior economia da Ásia vai desacelerar mais.

Em HONG KONG, a desvalorização foi de 0,27 por cento, enquanto em CINGAPURA, a queda foi de 1,2 por cento. Na contramão, a bolsa de XANGAI se valorizou em 1,4 por cento e a bolsa de SYDNEY subiu 1,1 por cento.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG