Por Eric Burroughs HONG KONG (Reuters) - As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta nesta segunda-feira e o dólar perdeu terreno com investidores esperando pelo rápido lançamento de medidas de estímulo econômico pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama.

Obama assume a presidência dos EUA na terça-feira após feriado nacional no país nesta segunda-feira. Muitos investidores esperam que ele vai agir agressivamente para tentar incentivar a economia do país e tirá-la de um profundo processo de recessão.

Um importante conselheiro de Obama, David Axelrod, informou que a próxima administração está considerando montar um banco governamental para comprar ativos financeiros podres, a proposta original do pacote de resgate dos bancos de 700 bilhões de dólares.

As ações avançaram depois que o governo norte-americano injetou 20 bilhões de dólares no Bank of America na semana passada e ofereceu garantias sobre dívidas para ajudar na aquisição do Merrill Lynch.

"O foco agora está na posse do presidente norte-americano. As expectativas estão crescendo de novo de que as medidas de estímulo econômico serão maiores que o esperado e podem incluir medidas adicionais para ancorar os bancos", disse Takahiko Murai, gerente geral de ações do Nozomi Securities, em Tóquio.

Enquanto isso, investidores se preparam para novas notícias negativas de empresas com o início da temporada de resultados trimestrais, que podem representar novo golpe para uma recuperação das ações e das moedas de mercados emergentes.

O índice MSCI que reúne mercados da região Ásia-Pacífico menos do Japão exibia alta de 1,04 por cento às 7h14 (horário de Brasília), a 234 pontos. Com relação a patamares mínimos em cinco anos registrados em novembro, o indicador acumula alta de 21 por cento.

A bolsa de TÓQUIO fechou em alta de 0,32 por cento apoiada por queda do iene, que acabou ajudando ações de companhias exportadoras.

A bolsa de SEUL avançou 1,36 por cento, liderando ganhos na região depois que abatidas ações de empresas de tecnologia subiram com expectativa de que a crise na indústria tenha atingido o fundo do poço.

O mercado de HONG KONG subiu 0,64 por cento. XANGAI avançou 1,65 por cento, TAIWAN teve oscilação positiva de 0,02 por cento, CINGAPURA subiu 0,96 por cento e SYDNEY registrou alta de 1,08 por cento.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.