Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas da Ásia apresentam fortes ganhos; HK +5,6%

Os mercados asiáticos não se impressionaram com a queda em Wall Street e as notícias econômicas negativas vindas dos Estados Unidos na véspera. Nesta quarta-feira, as Bolsas regionais tiveram fortes altas, estimuladas por fatores internos e as compras para melhoria de portfólio.

Agência Estado |

Em alguns locais, como Hong Kong e Coréia do Sul, pesou o avanço nas negociações do Congresso dos EUA e da Casa Branca em torno do pacote de resgate das montadoras norte-americanas. Na Tailândia, o mercado esteve fechado por ser feriado. A Bolsa de Hong Kong teve seu melhor resultado em quase dois meses, por conta das expectativas sobre novas medidas de estímulo ao mercado por parte da China. O índice Hang Seng ganhou 842,52 pontos, ou 5,6%, e terminou aos 15.577,74 pontos.

As esperanças de um anúncio governamental, com medidas de estímulo econômico e redução do aperto monetário, além dos ganhos nos mercados regionais, em particular Hong Kong e Japão, fizeram as Bolsas da China fechar em alta. Com moderado volume de negociações, o índice Xangai Composto avançou 2% e encerrou aos 2.079,12 pontos - nas últimas quatro sessões, o índice acumulara alta de 10,6%. Já o Shenzhen Composto ganhou 2,3% e terminou aos 624,33 pontos. Yuan - A estabilidade da taxa de paridade central dólar-yuan ajudou a minar as expectativas do mercado de uma iminente depreciação da moeda chinesa, contribuindo a fazê-la fechar em alta ante a divisa norte-americana. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8633 yuans, de 6,8735 do fechamento de ontem.

Já a Bolsa de Taipé, em Taiwan, apresentou alta pelo terceiro pregão consecutivo. Os ganhos foram alavancados por compras de fundos governamentais e pela elevação do índice Philadelphia Semiconductor (PHLX), que beneficiou as empresas do setor eletrônico. Com bom volume de negociações, o índice Taiwan Weighted subiu 4,2% e terminou aos 4.658,87 pontos. As ações das montadoras e do setor financeiro lideraram a alta da Bolsa de Seul, na Coréia do Sul. O índice Kospi subiu 3,6%, para fechar aos 1.145,87 pontos. Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney encerrou em alta de 1%, aos 3.640,7 pontos. Na Bolsa de Manila, nas Filipinas, as ações sucumbiram à realização de lucros após dois dias de alta. O índice PSE baixou 1,3%, para 1.911,26 pontos.

O índice Strait Times da Bolsa de Cingapura subiu 3,9% e fechou aos 1.821,70 pontos. O mercado indonésio encerrou em forte alta pelo segundo dia consecutivo movido pelas compras de fundos estrangeiros de papéis relacionados a commodities, bancos e telecomunicações. O índice composto da Bolsa de Jacarta subiu 3,9% e fechou aos 1.315,89 pontos. O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 2,3% e fechou aos 854,66 pontos. As informações são da Dow Jones

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG