Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas caem nos EUA com pessimismo sobre empresas e varejo

Por Leah Schnurr NOVA YORK (Reuters) - As bolsas de valores norte-americanas fecharam em queda nesta segunda-feira, diante de mais evidências de que a recessão, que já dura um ano, continuará a corroer os lucros corporativos.

Reuters |

Ao mesmo tempo em que varejistas despencaram diante de temores de que a temporada de compras do final do ano pode ser a pior em 40 anos.

O índice Dow Jones teve baixa de 0,69 por cento, a 8.519 pontos. O Standard & Poor's 500 declinou 1,83 por cento, a 871 pontos. O Nasdaq recuou 2,04 por cento, a 1.532 pontos.

As notícias eram pessimistas desde o começo do dia. A gigante de preenchimento de vagas norte-americana Manpower cortou sua estimativa de lucro, e a maior rede de farmácias dos Estados Unidos, o Walgreen, registrou lucro abaixo do esperado, além de desacelerar seus planos de expansão.

O setor automotivo foi novamente mais uma fonte de ansiedade para os investidores, rompendo com o alívio propiciado pelo acordo de resgate para as montadoras norte-americanas, conseguido na semana passada.

A japonesa Toyota informou que registrará um prejuízo operacional pela primeira vez em 71 anos, o que fez com que suas ações despencassem mais de 5 por cento, ao mesmo tempo em que os investidores temiam que o plano de resgate de Washington para a General Motors deixará os acionistas da empresa ao relento. Os papéis da GM mergulharam mais de 20 por cento.

"De Toyota a desenvolvedores e farmacêuticas, nós estamos em meio a uma recessão considerável e é bem óbvio que há mais dor por vir", disse Warren Simpson, diretor administrativo da Stephens Capital Management em Little Rock, Arkansas.

As preocupações quanto à previsão para as varejistas aumentaram dias antes do Natal, à medida que investidores temiam que consumidores com pouco dinheiro colocaram um limite nas compras mesmo diante fortes descontos durante o último final de semana antes do feriado.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG