Tamanho do texto

Os principais mercados asiáticos viveram novamente a expectativa sobre a aprovação, pelo Congresso norte-americano, do pacote de US$ 700 bilhões para ajudar o setor financeiro dos Estados Unidos. A queda do Fortis, uma das maiores instituições financeiras da Europa, trouxe preocupações.

Fatores locais também influenciaram. Por conta da longa semana de feriado, os mercados da China estão fechados e só retomarão as atividades em 6 de outubro. Um tufão provocou o fechamento da Bolsa de Taipé, em Taiwan.

A decisão do HSBC de elevar em 50 pontos-base a taxa de hipoteca para empréstimos de novas casas fez desabar o índice do setor imobiliário, que recuou 6,1%. Isso levou ao declínio em outros setores e provocou forte queda na Bolsa de Hong Kong . O índice Hang Seng perdeu 801,41 pontos, ou 4,3%, e terminou aos 17.880,68 pontos.

Na Coréia do Sul, a desvalorização do won em relação ao dólar alimentou as preocupações sobre os mercados financeiros locais, também temerosos com o desfecho do pacote de resgate aos bancos proposto pelo governo dos EUA. Com isso, o índice Kospi, da Bolsa de Seul , perdeu 1,4% e encerrou aos 1.456,36 pontos. A Bolsa de Manila , nas Filipinas, fugiu da tendência dominante e fechou em alta. Os investidores se animaram com o acordo fechado pelo Congresso norte-americano. O índice PSE Composto avançou 0,4% e encerrou aos 2.607,58 pontos. No mercado australiano, o socorro ao banco belgo-holandês Fortis e ao banco hipotecário britânico Bradford & Bingley fizeram o índice S&P/ASX 200, da Bolsa de Sydney , recuar 2% e fechar aos 4.807,4 pontos.

A Bolsa de Cingapura estendeu as perdas de sexta-feira por conta de forte queda nos preços do petróleo e preocupações de que a crise financeira dos EUA está se espalhando pela Europa. O índice Straits Times caiu 2,1% e fechou aos 2.361,34 pontos. O mercado na Indonésia teve baixa, seguindo os demais asiáticos em meio às preocupações de que o plano de resgate de US$ 700 bilhões dos EUA não previna mais quebras de bancos. O índice composto da Bolsa de Jacarta caiu 0,7% e fechou aos 1.832,50 pontos. O índice SET da Bolsa de Bangcoc , na Tailândia, cedeu 2,9% e fechou aos 601,29. As perdas se acentuaram após a fraca abertura dos mercados europeus. Na Malásia, perdas em ações de empresas agrícolas e de construção lideraram a baixa de 0,1% do índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur , que fechou aos 1.019,72 pontos. As informações são da Dow Jones

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.