A queda do preço do petróleo no mercado futuro deu o tom dos negócios na Ásia e ajudou algumas bolsas a fecharem em alta. Em alguns mercados, porém a boa notícia foi ofuscada por outras não tão boas, como os exercícios iranianos com mísseis.

Na Bolsa de Hong Kong , o dia foi de recuperação. As notícias vindas do Irã sacudiram os negócios, mas a declaração de Ben Bernanke de que o Fed considera estender créditos de emergência a empresas de Wall Street falou mais alto. O índice Hang Seng subiu 2,76%, fechando aos 21.805,81 pontos, puxado por ações de bancos e de telecomunicações.

Na China , a notícia da queda no preço do petróleo dispersou preocupações quanto a um aperto monetário próximo e as bolsas fecharam em alta. O índice Xangai Composto subiu 3,8% e fechou aos 2.920,55 pontos. O Shenzhen Composto subiu 3,2% e encerrou aos 885,01 pontos. Yuan - O fortalecimento do dólar ante o euro e o iene fez o yuan cair ante a unidade americana. No mercado de câmbio, o dólar fechou aos 6,8570 yuans, acima da última cotação de ontem, que foi de 6,8510 yuans.

Na Coréia do Sul, o recuo do petróleo ajudou a bolsa a abrir em alta, mas a notícia dos testes iranianos com mísseis jogou um balde de água fria nos negócios, sugerindo que os exercícios feitos pela república islâmica devem fazer a commodity voltar a subir. No encerramento, o índice Kospi da Bolsa de Seul caiu 0,9% e fechou aos 1.519,38 pontos. Em Taiwan, a queda no preço do petróleo não foi suficiente para manter os negócios em alta, mas a bolsa fechou quase estável. O índice Taiwan Weighted da Bolsa de Taipé caiu 0,05% e fechou aos 7.048,25 pontos. Nas Filipinas, o medo da inflação ainda deixa os investidores cautelosos, apesar do estímulo com o recuo do petróleo. O índice PSE Composto da Bolsa de Manila subiu 1,3% e fechou aos 2.481,53 pontos. Na Austrália, o mercado de ações se recuperou após duas sessões consecutivas de quedas. O índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney subiu 1,6% e fechou aos 5.011,9 pontos.

A Bolsa de Cingapura subiu impulsionada, além da queda do petróleo, pelas altas em Wall Street, mas os ganhos foram barrados após as notícias do Irã. O índice Straits Times subiu 1,1% e fechou aos 2.917,62 pontos. Na Indonésia, o índice composto da Bolsa de Jacarta subiu 0,3% e fechou aos 2.286,02 pontos. Compras de ações baratas permitiram a alta do mercado. O mercado tailandês perdeu os ganhos das primeiras horas da sessão por conta das notícias do Irã e o índice SET da Bolsa de Bangcoc caiu 0,2% e fechou aos 721,13 pontos, mais baixo nível em 13 meses e meio. O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur , na Malásia, subiu 1,7% e fechou aos 1.139,81 pontos, seguindo as altas nos demais mercados da região. As informações são da Dow Jones

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.