Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas asiáticas iniciam semana em baixa; HK cai 3,3%

A maioria dos mercados da Ásia fechou no campo negativo, em sintonia com a queda do índice Dow Jones, em Wall Street, na sexta-feira. As Bolsas da região foram ainda fortemente influenciadas pela realização de lucros em blue chips, após os bons resultados da semana passada.

Agência Estado |

Também pesou a perspectiva sombria de recuperação econômica dos Estados Unidos no curto prazo. As preocupações com o peso pesado HSBC e as companhias financeiras chinesas levaram a Bolsa de Hong Kong a fechar em forte baixa. Com fraco volume de negociações, o índice Hang Seng perdeu 505,12 pontos, ou 3,3%, e terminou aos 14.622,39 pontos.

Os investidores realizaram lucros e descarregaram suas blue chips, após as esperadas medidas adicionais de estímulo econômico por parte de Pequim não se materializarem no fim de semana. As preocupações sobre a redução do crescimento econômico chinês e seu impacto nos ganhos corporativos das empresas no quarto trimestre também pesaram nas ações domésticas. Por conta disso, as Bolsas da China fecharam em queda. Com moderado volume de negociações, o índice Xangai Composto caiu 1,5% e encerrou aos 1.987,76 pontos. Já o Shenzhen Composto perdeu 0,2% e terminou aos 621,80 pontos. Yuan - A demanda por dólares por parte das empresas importadoras chinesas fez o yuan se desvalorizar em relação à moeda norte-americana no final do pregão. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8510 yuans, de 6,8465 yuans do fechamento de sexta-feira.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, sucumbiu à realização de lucros, após os fortes ganhos de 4,8% da semana passada, ao declínio de Wall Street e às expectativas de fracas vendas no período natalino. O índice Taiwan Weighted desabou 3,4% e encerrou aos 4.535,54 pontos. Na Coréia do Sul, a Bolsa de Seul fechou praticamente estável, com o mercado tomando um respiro após cinco sessões consecutivas de alta. O índice Kospi teve alta de 0,1% e encerrou aos 1.179,61 pontos. A Bolsa de Sydney, na Austrália, encerrou em queda com a interrupção dos ganhos que vinham sendo registrados em algumas blue chips. O índice S&P/ASX 200 perdeu 1,6% e fechou aos 3.552,30 pontos. Nas Filipinas, a Bolsa de Manila afundou para seu menor nível em um mês, com a liquidação de posições que antecede o feriado de Natal. O índice PSE perdeu 3,3% e fechou aos 1.840,94 pontos.

A Bolsa de Cingapura encerrou em baixa, uma vez que os investidores permaneceram de lado na ausência de claros sinais antes dos feriados. O índice Straits Times recuou 2,8% e fechou aos 1.745,63 pontos. O mercado indonésio teve ligeira baixa devido à queda em ações relacionadas a energia seguindo recuou nos preços do petróleo globalmente. O índice composto da Bolsa de Jacarta cedeu 0,2% e fechou aos 1.345,31 pontos. Na Tailândia, o mercado estendeu as perdas, por conta de realizações de lucros e da fraca performance regional. O índice SET da Bolsa de Bangcoc caiu 3% e fechou no menor nível em uma semana, aos 433,77 pontos. Na Malásia, o índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur perdeu 0,3% e fechou aos 873,43 pontos devido a realizações de lucros ao final da sessão. As informações são da Dow Jones

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG