Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas asiáticas fecham semana em alta; HK cai 2,4%

A maioria dos mercados da Ásia fechou no campo positivo, novamente ignorando a queda em Wall Street da véspera. As expectativas sobre boas notícias para a economia norte-americana tiveram importância, mas as Bolsas da região foram mesmo influenciadas por fatores internos, como a alta específica de ações de determinados setores ou de blue chips.

Agência Estado |

Mas a queda nas pesos pesados HSBC e China Mobile levou a Bolsa de Hong Kong a fechar em baixa. O índice Hang Seng perdeu 370,30 pontos, ou 2,4%, e terminou aos 15.127,51 pontos.

As contínuas esperanças de uma redução na política de aperto monetário e da adoção de medidas adicionais de estímulo econômico contrabalançaram o efeito do declínio em Wall Street e fizeram as Bolsas da China fechar em leve alta. Foi o quinto pregão seguido em elevação. Com pesado volume de negociações, o índice Xangai Composto subiu 0,1% e encerrou aos 2.018,46 pontos - na semana, o índice acumulou ganhos de 3,3%. Já o Shenzhen Composto ganhou 0,9% e terminou aos 622,90 pontos. Yuan - A valorização do dólar sobre o euro fez o yuan sofrer queda em relação à moeda norte-americana no final do pregão. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8465 yuans, de 6,8295 yuans do fechamento de quinta-feira.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou estável. O índice Taiwan Weighted encerrou aos 4.694,52 pontos, com alguns investidores vendendo ações para fechar as contas até o fim do ano. A Bolsa de Seul, na Coréia do Sul, fechou em alta pela quinta sessão consecutiva, apoiada na melhora das perspectivas para os setores de tecnologia, construção e automobilístico. O índice Kospi subiu 0,4% e encerrou aos 1.180,97 pontos. Na Bolsa de Sydney, na Austrália, a alta dos bancos, puxada pela valorização de 8,6% nas ações do Westpac, ajudou o mercado a fechar no território positivo. O índice S&P/ASX 200 avançou 1% e fechou aos 3.615,7 pontos. O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou com alta de 0,1%, aos 1.903,53 pontos. A elevação se apoiou na valorização do setor imobiliário.

A Bolsa de Cingapura teve ligeira baixa por contra da fraca performance em Wall Street e da queda dos preços do petróleo. O índice Straits Times desceu 0,2% e fechou aos 1.795,47 pontos. O mercado indonésio terminou em baixa, pressionado pela desvalorização da moeda e pelas quedas em Wall Street. O índice composto da Bolsa de Jacarta cedeu 0,3% e fechou aos 1.348,28 pontos. Na Tailândia, o índice SET da Bolsa de Bangcoc caiu 1% e fechou aos 447,01 pontos por conta de realizações de lucros. O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, recuou 0,5% e fechou aos 876,40 pontos. Dealers citaram realizações de lucros por conta da véspera do fim de semana. As informações são da Dow Jones

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG