Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas asiáticas fecham em alta; corte do juro na China traz alívio

SÃO PAULO - As bolsas de valores da Ásia apresentaram alta pelo quinto dia seguindo nessa quinta-feira. O mercado recebeu bem a notícia do corte na taxa básica de juro promovido ontem pela autoridade monetária chinesa.

Valor Online |

O banco central da China reduziu a taxa referencial de juro em 1,08 ponto percentual, para 5,58% ao ano. Foi o maior corte em 11 anos. A medida visa estimular a economia, que já sofre consequências da crise financeira mundial. Há três semanas, o governo chinês anunciou um pacote de estímulo econômico de mais de US$ 500 bilhões.

Isso somado às notícias de ajuda do governo dos EUA às instituições financeiras norte-americanas trouxe alívio aos investidores e estimulou a confiança de que os governos estão atuando de modo direto para conter a desaceleração econômica mundial.

Na Índia, os mercados ficaram fechados após os ataques que mataram mais de 100 pessoas em Mumbai, centro financeiro do país.

O índice chinês Shanghai Composite teve acréscimo de 1,05%, aos 1.917,86 pontos. No Japão, o Nikkei avançou 1,95%, encerrando em 8.373,39 pontos. O Hang Seng, em Hong Kong, subiu 1,37%, para 13.552,06 pontos, e o Kospi, de Seul, ganhou 3,27%, ficando em 1.063,48 pontos.

(Vanessa Dezem | Valor Online, com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG