Tamanho do texto

SÃO PAULO - As bolsas asiáticas iniciaram a semana com valorização, guiadas pelas expectativas sobre os detalhes do plano do governo de resgate aos bancos dos EUA. Está previsto para hoje o anúncio pelo secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, de detalhes do plano para socorrer o sistema financeiro dos EUA. Os agentes esperam que a autoridade explique como funcionará a compra de ativos problemáticos dos bancos.

Os investidores pareceram não se abalar muito com o resultado do índice referente à confiança das grandes corporações do Japão, divulgado hoje pelo governo do país. O indicador veio negativo pelo quinto trimestre consecutivo e atingiu a baixa mais significativa desde 2004.

Na mesma linha pessimista, o ministro das Finanças do Japão, Kaoru Yosano, afirmou no domingo em um programa de televisão que a economia japonesa deve continuar a retrair-se e precisará de cerca de 20 trilhões de ienes em novos gastos de estímulo.

Em Tóquio, o índice Nikkei 225 fechou em alta de 3,39%, aos 8.215,53 pontos. Em Hong Kong, a elevação do Hang Seng foi de 4,78%, alcançando 13.447,42 pontos. O Shanghai Composite, em Xangai, encerrou as operações com ganho de 1,95%, aos 2.325,48 pontos, enquanto em Seul, o Kospi avançou 2,44%, somando 1.199,50 pontos.

(Vanessa Dezem | Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.