Na China, mercados tiveram ligeira valorização estimulados pelos setores petrolífero e financeiro

selo

Os mercados da Ásia fecharam no campo positivo nesta terça-feira, embora os investidores tenham mantido cautela à espera do resultado do encontro de hoje do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, não funcionou devido a um feriado local.

A Bolsa de Hong Kong ultrapassou o importante nível dos 22 mil pontos após mais de cinco meses, liderada pelo setor imobiliário, com expectativas de que o Fed irá manter inalterada a taxa de juros. Contudo, a realização de lucros em outras blue chips limitou os ganhos. O índice Hang Seng subiu 25,25 pontos, ou 0,1%, e terminou aos 22.002,59 pontos.

Já as bolsas da China tiveram ligeira alta, estimuladas pelos setores petrolífero e financeiro, por conta das renovadas esperanças de recuperação da economia global. O volume de negociações, contudo, foi pequeno, à véspera do feriado nacional de três dias. O índice Xangai Composto subiu 0,1% e terminou aos 2.591,55 pontos. O índice Shenzhen Composto encerrou estável, fechando aos 1.144,55 pontos.

O yuan teve a nona sessão seguida de valorização histórica em relação ao dólar, após o Banco Central chinês fixar a taxa de paridade central dólar-yuan abaixo de 6,7000 yuans pela primeira vez (de 6,7110 yuans para 6,6997 yuans). No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,7079 yuans, de 6,7143 yuans do fechamento de segunda-feira. Com isso, desde 19 de junho, a unidade chinesa já apresenta valorização de 1,9% sobre a moeda americana.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé encerrou o dia em leve alta, com os investidores resguardados pelo feriado local que ocorre amanhã e na expectativa das decisões que serão tomadas pelo Fomc hoje, durante sua reunião de política monetária. O índice Taiwan Weighted subiu apenas 0,1%, fechando em 8.196,40 pontos.

Na Austrália, a cautela marcou o pregão da Bolsa de Sydney, onde o índice S&P/ASX 200 teve declínio de 0,3%, e fechou aos 4.617,5 pontos.

O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou com alta de 0,9% e o nível recorde de 4.087,96 pontos.

A Bolsa de Cingapura teve alta, acompanhando os ganhos de Wall Street, mas muitos investidores estiveram de lado à espera da reunião do Fed esta noite. O índice Straits Times avançou 0,5% e fechou aos 3.095,39 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, recuou 0,2% e fechou aos 3.365,03 pontos, uma vez que os investidores locais realizaram lucros depois de o índice ficar em alta a maior parte do dia.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, ganhou 1,5% e fechou aos 937,21 pontos, seguindo a alta em Wall Street, e com os investidores confiantes uma vez que é esperado que o banco central permita que o fluxo de capital continue; o governador do banco central disse que a instituição não tem planos imediatos de impor mais medida para segurar o câmbio, uma vez que as ferramentas existentes para gerenciar o fluxo de capitais são suficientes. 

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,4% e fechou aos 1.475,99 pontos, seguindo os ganhos nos demais mercados regionais. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.