Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas asiáticas encerram com fortes perdas

Os mercados da Ásia apresentaram grandes quedas. O colapso nas negociações dos senadores republicanos, que não chegaram a um acordo sobre o pacote de socorro às montadoras norte-americanas, teve forte efeito negativo nas Bolsas da região, já influenciadas pelas perdas em Wall Street e números ruins da economia dos Estados Unidos.

Agência Estado |

Na Bolsa de Hong Kong, as ações de imobiliárias lideraram as baixas, em virtude da pesada realização de lucros, após os recentes ganhos. Com moderado volume de negociações, o índice Hang Seng perdeu 855,51 pontos, ou 5,5%, e terminou aos 14.758,39 pontos.

As Bolsas da China fecharam em queda pelo segundo pregão consecutivo, influenciadas pelo fraco desempenho dos mercados da região e pelas crescentes preocupações sobre a economia doméstica - dados sobre as vendas do varejo em novembro revelaram diminuição do consumo. O índice Xangai Composto baixou 3,8% e encerrou aos 1.954,21 pontos. Já o Shenzhen Composto perdeu 4% e terminou aos 584,74 pontos. Yuan - O mercado cambial abandonou as expectativas de que Pequim pudesse desvalorizar o yuan. Isso fez a moeda chinesa apresentar alta em relação ao dólar no final do pregão, com negociação em linha com a taxa de paridade central dólar-yuan. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8427 yuans, de 6,8513 yuans do fechamento de quinta-feira.

Também influenciada pela queda nos demais mercados regionais, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em baixa. O índice Taiwan Weighted caiu 3,7% e terminou aos 4.481,27 pontos. Na Coréia do Sul, o índice Kospi da Bolsa de Seul perdeu 4,4% e fechou aos 1.103,82 pontos. O índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney, na Austrália, recuou 2,4% e fechou aos 3.510,4 pontos. Nas Filipinas, houve realizações de lucros na Bolsa de Manila, o que levou o índice PSE a uma perda de 2%, fechando aos 1.893,74 pontos.

A Bolsa de Cingapura encerrou em baixa seguindo a queda em Wall Street, uma vez que os investidores temeram que os problemas econômicos com o fracasso do pacote americano de socorro às montadoras atinjam a economia local. O índice Straits Times caiu 3,1% e fechou aos 1.740,34 pontos. O mercado indonésio fechou em forte baixa abalado por temores de que as ações caiam em Wall Street hoje. O índice composto da Bolsa de Jacarta recuou 4,1% e fechou aos 1.261,97 pontos. O mercado tailandês recuperou-se de perdas do começo da sessão e o índice SET da Bolsa de Bangcoc terminou estável, aos 424,79 pontos, com compras nas horas finais do pregão. Na Malásia, o mercado teve baixa, em linha com as quedas nos demais mercados regionais. O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur caiu 1,0% e fechou aos 852,27 pontos. As informações são da Dow Jones

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG