Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas asiáticas despencam, pressionadas por indicadores

SÃO PAULO - As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quinta-feira, com mercados dominados pelo clima pessimista diante da queda do indicador japonês de pedidos de máquinas e do recuo das vendas no varejo dos EUA. No Japão, os pedidos por maquinário caíram 16,2% em novembro, na comparação como o mês anterior, de acordo com os dados oficiais apresentados pelo governo. A queda do indicador, que mostra o gasto com bens capital nos próximos seis meses, foi duas vezes maior do que a prevista pelos analistas (8%).

Valor Online |

Ontem, a associação japonesa de construtores de máquinas divulgou um dado mais alarmante: os pedidos de máquinas no país teriam caído 72% em dezembro, ante o mesmo período do ano anterior.

O indicador de vendas no varejo dos EUA também preocupou os investidores. O índice sofreu recuo em dezembro, pelo sexto mês consecutivo, e baixou 2,7% na comparação o mês anterior, conforme dados do Departamento do Comércio do país divulgados ontem. A queda superou as expectativas de economistas, que eram de queda de 1,2%.

Com estas notícias, as ações da Advantest, gigante japonesa da área de tecnologia tiveram perdas de 9,8%. A Samsung caiu 6,1% na Coréia do Sul.

A japonesa Nissan Motor segui o mesmo passo e registrou perdas de 3,4% em suas ações, depois que empresa automobilística anunciou o corte da produção doméstica de 64 mil veículos em fevereiro e março. Com isso, a Nissan também irá revisar suas perspectivas de lucros neste ano fiscal.

O índice Nikkei fechou em baixa de 4,92%, aos 8.023,31 pontos. O Hang Seng, de Hong Kong, encerrou operações com queda de 3,37%, aos 13.242,96 pontos. Na China, o Shanghai Composite sofreu queda de 0,45%, aos 1.920,21 pontos. A pior baixa foi na Coréia do Sul, com o Kospi fechando com perda de 6,03%, aos 1.111,34 pontos.

(Vanessa Dezem | Valor Online com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG