Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas asiáticas desabam no encalço de Wall Street

Os mercados da Ásia despencaram nesta quinta-feira, no encalço das perdas verificadas na véspera em Wall Street. Também teve peso no mau desempenho a realização de lucros e os fatores internos de cada país.

Agência Estado |

No caso de Hong Kong, a queda em ações de bancos chineses, após notícias de que investidores estratégicos reduziram suas participações acionárias nas empresas, levou a Bolsa local ao seu pior fechamento no ano. Com moderado volume de negociações, o Hang Seng perdeu 571,55 pontos, ou 3,8%, e terminou aos 14.415,91 pontos.

O declínio nas ações do setor bancário, em virtude de preocupações sobre a venda de participação de seus principais acionistas, a baixa nos papéis das companhias petrolíferas, afetadas pela queda dos preços do petróleo, e o enfraquecimento dos demais mercados regionais derrubaram as Bolsas da China. O Xangai Composto caiu 2,4% e encerrou aos 1.878,18 pontos. Já o Shenzhen Composto perdeu 2% e terminou aos 573,09 pontos.

Uma modesta queda na taxa de paridade central dólar-yuan fez a unidade chinesa se valorizar em relação à moeda norte-americana no final do pregão. No mercado de balcão, às 4h30 (de Brasília), a cotação de compra e venda do dólar era de 6,8322 yuans, abaixo do fechamento de quarta-feira, que foi de 6,8340 yuans.

Já as preocupações sobre a economia de Taiwan, em virtude da queda recorde de 41,9% nas exportações em dezembro, fizeram a Bolsa de Taipé desabar. Com volume de negociações em declínio, o Taiwan Weighted perdeu 5,3% e encerrou aos 4.535,79 pontos, após cinco pregões consecutivos de alta.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul interrompeu uma sequência de cinco dias de alta com a realização de lucros nas ações de empresas de tecnologia e de siderúrgicas. O índice Kospi recuou 1,8%, aos 1.205,70 pontos.

Na Austrália, a queda das bolsas de Nova York e dos preços do petróleo, além das notícias negativas da Alcoa, da Intel e da Time Warner, levaram o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney a uma queda de 2,3%, aos 3.662,6 pontos.

O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, encerrou em queda de 1,7%, aos 1.970,72 pontos. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG