Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsas asiáticas apresentam volatilidade; HK cai 1,8%

A maioria dos mercados da Ásia teve sessões voláteis nesta terça-feira. O excelente desempenho de Wall Street até alavancou o início dos pregões.

Agência Estado |

Mas a desconfiança dos investidores e os fatores internos de cada país tiveram peso no fechamento. A acentuada queda nas ações das blue chips Citic Pacific e China Mobile fizeram a Bolsa de Hong Kong fechar em baixa. Com fraco volume de negociações, o índice Hang Seng perdeu 281,84 pontos, ou 1,8%, e terminou aos 15.041,17 pontos.

As preocupações sobre a redução do crescimento da economia local e as contínuas incertezas sobre Wall Street estimularam a realização de lucros em ações do setor financeiro das Bolsas da China no final do pregão. Com isso, os mercados devolveram os ganhos do início da sessão e fecharam em ligeira baixa. O índice Xangai Composto caiu 0,8% e encerrou aos 1.958,53 pontos. Já o Shenzhen Composto perdeu 0,2% e terminou aos 519,13 pontos. Yuan - A valorização do dólar sobre o euro fez o yuan apresentar queda em relação à unidade norte-americana. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8337 yuans, de 6,8299 yuans do fechamento de segunda-feira.

Em sessão oscilante e com fraco volume de negociações, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em ligeira alta, com compras por parte de fundos governamentais perto do término do pregão. O índice Taiwan Weighted ganhou 0,2% e encerrou aos 4.942,72 pontos. Na Coréia do Sul, a Bolsa de Seul foi pressionada para baixo por ações do setor de tecnologia e de montadoras. O índice Kospi caiu 1% e fechou aos 1.196,10 pontos. A alta das bolsas de Nova York se refletiu na Bolsa de Manila, nas Filipinas, onde o índice PSE Composto avançou 2,6% e fechou aos 2.116,74 pontos. Já a Bolsa de Sydney, na Austrália, registrou mais uma forte alta, influenciada pelo aquecimento dos mercados de crédito e pela decisão do governo australiano de estender a proibição de vendas a descoberto. O índice S&P/ASX 200 ganhou 3,9% e encerrou aos 4.302,5 pontos.

O mercado indonésio foi incentivado pela alta em Wall Street e encerrou em alta, mas com o sentimento do investidor ainda de cautela. O índice composto da Bolsa de Jacarta subiu 0,9% e fechou aos 1.440,15 pontos. Na Tailândia, o índice SET da Bolsa de Bangcoc subiu 0,4% e fechou aos 478,79 pontos, por conta de avanços no meio da sessão entre as pesos pesados de energia, uma vez que os olhos dos investidores às conseqüências políticas da sentença da Suprema Corte de condenar a dois anos de prisão o ex-primeiro-ministro Thaksin por abuso de poder em uma questão de posse de terras. O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur teve alta de 0,95% e fechou aos 918,16 pontos. Na Bolsa de Cingapura, o índice Strait Times teve baixa de 0,95% e fechou aos 1.920,79 pontos. As informações são da Dow Jones

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG