Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsa realiza lucros na abertura do pregão e cai 0,84%

O índice Bovespa abriu o pregão de hoje em baixa e cedia 0,84%, a 33.899 pontos, às 11h15.

Agência Estado |

Os investidores iniciaram o pregão na Bolsa de Valores de São Paulo realizando lucros, seguindo movimento ensaiado pelas Bolsas norte-americanas e européias, mas dentro do quadro de volatilidade que tem pautado o mercado ultimamente.

O mercado brasileiro de ações, que ontem disparou 9,40%, com o Ibovespa voltando a operar acima de 34 mil pontos, deve ser bastante influenciado nesta manhã pela reação dos investidores em Wall Street à primeira revisão do PIB norte-americano do terceiro trimestre, que vem acompanhado de dados sobre consumo pessoal. O dado do PIB vai ser divulgado antes da abertura regular do pregão em Nova York, antes portanto da abertura dos negócios com ADRs brasileiros (recibos de ações de empresas brasileiras negociados na Bolsa de Nova York), o que pode imprimir maior volatilidade aos preços das ações na Bovespa. Outro dado com potencial para mexer com a cotação dos ativos é o índice de confiança do consumidor da Conference Board, que sai no início da tarde nos EUA.

No cenário doméstico, o foco das atenções no começo do pregão são as ações da Vale, por causa da notícia de que a anglo-australiana BHP Billiton, maior mineradora do mundo, decidiu retirar sua oferta de compra de US$ 78 bilhões pela rival Rio Tinto, segunda maior produtora mundial de minério de ferro. A desistência da BHP em adquirir a Rio Tinto pode "respingar" na Vale, pois esse é mais um sinal de que fraqueza do setor em razão de mineração da redução de demanda por matéria-prima. Para se ajustar ao quadro atual da economia, a Vale e as siderúrgicas estão cortando a produção. Ontem, as ações da Vale subiram forte, recuperando perdas recentes. A ação ordinária (ON) subiu 14,52% e teve a maior valorização desde 15 de janeiro de 1999 e a preferencial da classe A (PNA) avançou 12,96%, ajudada pela alta dos metais, que hoje, no entanto, operam em baixa. Às 11h11, Vale ON caía 1,61% e Vale PNA, -1,15%.

O petróleo também voltou a ceder. O barril era negociado na faixa de US$ 51 na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês), em baixa de 4,88%, o que pode contribuir para uma realização de lucros com ações da Petrobras. Ontem, Petrobras PN subiu 13,85%. Hoje, no início do pregão, o papel desvalorizava 2,03%.

As ações do setor de construção civil e do setor de siderurgia (relacionadas ao setor automotivo), voltados para o financiamento de longo prazo, podem repercutir os dados de crédito divulgados nesta manhã pelo Banco Central. O estoque de operações no sistema financeiro cresceu 2,9% em outubro ante setembro, porém o volume de novas operações de crédito caiu 3% no mesmo período, liderado pelo segmento de pessoas físicas.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG