Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsa pode manter ganhos com fluxo estrangeiro

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) promete um início de pregão positivo, sustentado pela alta dos preços dos metais e do petróleo e das bolsas internacionais. Às 11h08, o índice Bovespa à vista operava em alta de 1,31% a 42.

Agência Estado |

062 pontos. A expectativa entre os operadores é de que o apetite dos investidores estrangeiros por papéis brasileiros prossiga melhorando hoje, o que só será percebido com maior clareza após a abertura do pregão regular em Nova York (às 12h30).

Pelo comportamento das Bolsas norte-americanas, onde o Nasdaq subia quase 1% e o S&P 500 +0,63%, das bolsas europeias, que apresentam ganhos superiores a 1%, os operadores acreditam que o fluxo de capital externo em direção à Bovespa deve ter continuidade nesta terça-feira. Ontem, o Ibovespa subiu 3,17%, elevando para 10,57% o ganho acumulado nos dois primeiros pregões de 2009, amparada por um volume de negócios mais expressivo, de R$ 4,2 bilhões, puxada por compras de estrangeiros principalmente das blue chips Vale e Petrobras e do setor de siderurgia.

Hoje, os metais básicos são negociados em alta em Londres, retomando os ganhos da semana passada, que haviam sido interrompidos na véspera. A demanda por metais antes da revisão anual de índices de commodities continua sustentando os preços, ajudando os metais a ignorarem o fortalecimento do dólar, que atingiu uma máxima de três semanas. Com isso, as ações da Vale, que ontem subiram fortemente (PNA +6,87% e ON +5,44%) tendem a manter a recuperação. Às 11h11, Vale PNA valorizava 2,32% e Vale ON subia 1,68%. Petrobras PN ganhava 1,99% e ON, +2,20%.

No caso de Petrobras, os papéis devem sustentar os ganhos na esteira do petróleo, que é negociado levemente acima de US$ 50 o barril na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex), alta de 2,56%, impulsionado pela percepção de que a redução no fluxo de gás natural da Rússia para a Europa pode aumentar a demanda por derivados de petróleo para aquecimento e geração de energia.

Apesar da recuperação apresentada pelo mercado acionário brasileiros nessa virada do ano, a melhora ainda está longe de ser consistente, e não esta descartada hoje uma realização de lucros que era esperada para ontem. Mas se tiver fluxo financeiro, a Bolsa deve absorver a realização como aconteceu no dia anterior.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG