Por Leah Schnurr NOVA YORK (Reuters) - As bolsas de valores norte-americanas saltaram nesta sexta-feira volátil, com os investidores recebendo com otimismo notícias de que o presidente eleito Barack Obama já escolheu o principal personagem para combater a crise econômica norte-americana.

O índice Dow Jones saltou 6,54 por cento, a 8.046 pontos. O Standard & Poor's 500 subiu 6,32 por cento, a 800 pontos. O Nasdaq avançou 5,18 por cento, a 1.384 pontos.

Na semana, o Dow perdeu 5,3 por cento, o S&P 500 caiu 8,4 por cento e o Nasdaq recuou 8,8 por cento.

As ações subiram após forte queda recente, que levou o S&P 500 à mínima em 11 anos, e passaram a maior parte do dia caminhando entre os território positivo e negativo.

Elas firmaram-se em forte alta após a NBC divulgar que Timothy Geithner, presidente do Federal Reserve de Nova York, será nomeado secretário do Tesouro.

As notícias acabaram com as incertezas sobre quem Obama irá apontar para liderar o Tesouro em meio à pior crise desde a Grande Depressão.

"É um pouco de boa notícia e tira as incertezas", afirmou Joe Saluzzi, co-gerente de operações da Themis Trading. "Toda vez que você tira incertezas de Wall Street, eles adoram."

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.