Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsa de Toronto modera perdas e fecha com baixa de 4%

Toronto (Canadá), 6 out (EFE) - A Bolsa de Toronto fechou hoje com baixa de 466,85 pontos (4,32%), aos 10.336 pontos.

EFE |

O mercado de Toronto, o principal do Canadá e um dos mais importantes do mundo para os setores energético e mineiro, chegou a cair, durante a jornada, 1.200 pontos (11%).

Os analistas destacaram que a dependência da economia canadense das exportações e da produção dos recursos naturais começou a afetar bastante o país.

Avery Shenfeld, analista do CIBC World Markets, disse à televisão "CTV" que as exportações de recursos naturais "tendem a ir bem quando a economia global está crescendo, mas são os primeiros a sentir os problemas quando a economia global se detém".

A redução dos preços do petróleo, que durante o dia se situou ligeiramente acima dos US$ 90 o barril, afetou a cotação do setor energético em Toronto e o dólar canadense.

Suncor Energy, um dos principais produtores de petróleo nas jazidas canadenses, caiu 21% perante o temor de que o petróleo siga abaixando até um ponto no qual não será rentável extrair a commodity das areias betuminosas da província de Alberta.

A queda da Bolsa de Toronto foi paralela à do dólar canadense, que hoje perdeu quase US$ 0,02 em relação à divisa americana, quase 2% de seu valor.

Além disso, um grupo de economistas dos principais bancos do país advertiu de que o Canadá se encaminha para uma profunda e prolongada recessão não vista antes no país.

Os economistas chegaram a assinalar que "será preciso inventar uma nova palavra para descrever onde estamos". EFE jcr/db

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG