A Bolsa de Tóquio fechou com ganhos modestos pelo terceiro dia consecutivo, uma vez que as ações de tecnologia, como Tokyo Electron, Advantest e Toshiba, ajudaram a compensar a influência do fraco sentimento das bolsas chinesas. O índice Nikkei 225 ganhou 49,78 pontos, ou 0,5%, e fechou aos 10.

221,84 pontos.

Além do mau desempenho das bolsas de Xangai e de Hong Kong, as preocupações com o câmbio continuam a pesar sobre o mercado de Tóquio, segundo os operadores. Enquanto o dólar continuar abaixo da marca psicológica dos 90 ienes, a valorização da moeda japonesa continuará a limitar a alta da bolsa, disse o estrategista Tsuyoshi Kawata, da corretora Nikko Cordial. Sem notícias domésticas que possam influenciar o pregão, os investidores locais agora esperam os dados do mercado de trabalho dos EUA, que saem na sexta-feira.

"Há uma sensação de incerteza com os problemas da dívida da Grécia", acrescentou o estrategista Yoshinori Nagano, da Daiwa Asset Management. Ele explicou que a valorização do iene diante do euro faria os investidores se desfazerem das ações industriais japonesas, especialmente das empresas com alta exposição aos mercados europeus. Mas o Nikkei pode ser sustentado acima dos 10 mil pontos por enquanto, disse Nagano. O dólar e o euro foram negociados a 89,30 ienes e 120,85 ienes, respectivamente, no fechamento da Bolsa. As informações são da Dow Jones

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.