A Bolsa de Tóquio fechou em alta em um sessão fraca, uma vez que investidores estrangeiros estiveram fora por causa do feriado de Natal, deixando apenas uns poucos investidores individuais e corretores participando do mercado. O índice Nikkei 225 subiu 82,40 pontos, ou 1%, e fechou aos 8.599,50.

Entre os pesos pesados, ações das maiores montadoras de veículos ganharam por conta de cobertura de posições a descoberto, depois de perdas em recentes sessões. Toyota Motor subiu 2,3%, enquanto Honda Motor avançou 2,9%.

O pessimismo quanto a uma desaceleração da economia e fracos resultados corporativos sobressaiu sobre os caçadores de pechinchas da parte da manhã, levando o mercado chinês a perder os ganhos iniciais e terminar em ligeira baixa. O índice Xangai Composto caiu 0,6% e fechou aos 1.852,42 pontos.

O Shenzhen Composto recuou 0,4% e encerrou aos 572,99 pontos. Pacific Securities caiu 1,1%. ZTE Corp., fornecedora de equipamentos de telefonia, cedeu 1,3%.

A interrupção da demanda por dólares devido ao feriado de Nata levou a moeda chinesa a alta ante a divisa americana na tarde desta quinta-feira. No mercado de balcão, por volta de 6h20, o dólar estava cotado em 6,8322 yuans, de 6,8397 yuans do fechamento de quarta-feira. As informações são da Dow Jones.

Leia mais sobre: Bolsas asiáticas  

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.