Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolsa de Tóquio desaba 6,89%

A Bolsa de Tóquio encerrou a sessão de quinta-feira em forte queda de 6,89%, em um mercado nervoso com a nova baixa de Wall Street, a valorização do iene e o anúncio de dados muito ruins do comércio exterior do Japão.

AFP |

O índice Nikkei 225 perdeu 570,18 pontos, a 7.703,04 unidades, abaixo da barreira psicológica dos 8.000 pontos pela primeira vez desde 28 de outubro.

Os investidores japoneses estavam desanimados com a alta do iene em relação à moeda americana (cotação de um dólar próxima de 95 ienes) e com a queda de quarta-feira em Wall Street.

A Bolsa de Nova York registrou na véspera o menor nível em mais de cinco anos, depois da publicação de um diagnóstico sombrio do Federal Reserve (Fed, banco central), que prevê que a crise econômica vai prosseguir durante todo o ano de 2009: o Dow Jones perdeu 5,07% e a Nasdaq 6,53%.

Um pouco antes da abertura, os investidores receberam outra péssima notícia: o anúncio de um raro déficit comercial do Japão em outubro. As exportações registraram a maior queda em sete anos em conseqüência da redução da demanda nos Estados Unidos, União Européia e Ásia. As importações subiram com a alta dos preços das matérias-primas.

roc/fp

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG