As bolsas norte-americanas inverteram o sinal e passaram a subir, respondendo à inesperada elevação nas vendas de imóveis novos nos Estados Unidos em setembro. Após cair ao menor nível em 17 anos em agosto, as vendas subiram 2,7% no mês passado, para 464 mil unidades, surpreendendo os economistas que esperavam queda nos números.

Às 13h15 (de Brasília), o índice Dow Jones ganhava 0,90%, o Nasdaq subia 0,04% e o S&P 500 operava em alta de 0,53%.

Esta semana os investidores terão oportunidade de ver o primeiro cálculo do Departamento do Comércio dos EUA para o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, na quinta-feira, um dia antes de o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) anunciar sua decisão sobre a taxa básica de juros do país. A expectativa é de que o juro será reduzido novamente, do atual nível de 1,5% ao ano. A maior parte dos analistas e participantes do mercado acredita que a taxa cairá para 1,0% ao ano.

O dia amanheceu bastante ruim, com a Ásia novamente ladeira abaixo, movimento posteriormente acompanhado pela Europa. Logo cedo, o G-7, grupo dos sete países mais industrializados do mundo, alertou para os riscos da apreciação do iene, que ajudou a derrubar as ações na Bolsa de Tóquio. O índice Nikkei terminou o pregão na mínima em 26 anos, depois de cair mais de 6%. A Bolsa de Hong Kong fechou em queda superior a 12%.

No final de semana, o Fundo Monetária Internacional (FMI) anunciou acordos de ajuda financeira com a Ucrânia e a Hungria, na esteira da Islândia na sexta-feira. Na madrugada, a Coréia do Sul anunciou o maior corte de juro de sua história, de 0,75 ponto porcentual, para 2,5% ao ano; e o Kuwait deu início a um programa para ajudar os bancos, depois de ser obrigado a garantir os depósitos da segunda maior instituição do país.

No cenário corporativo, a Verizon divulgou balanço do terceiro trimestre, com lucro líquido 31% acima do resultado do ano passado, para US$ 1,67 bilhão, refletindo receitas com negócios sem fio. As receitas subiram 4,1% para US$ 24,75 bilhões. As ações da Verizon subiam 9,7% no mesmo horário acima. As informações são da Dow Jones e agências internacionais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.