Tamanho do texto

O mercado de ações dos Estados Unidos operava em alta, mas abaixo das máximas registradas durante a sessão, com grande parte dos investidores aliviados com a proximidade dos resultados da eleição presidencial. As ações também recebiam impulso do otimismo sobre a queda contínua no custo dos empréstimos interbancários e dos esforços do governo federal para auxiliar as instituições financeiras.

Às 17h50 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 2,31%. O mercado norte-americano pode superar o recorde de alta de 1,2% no índice Dow Jones durante um dia de eleição, registrado durante o pleito de 1984. O índice S&P 500 avançava 2,98%, enquanto o índice Nasdaq tinha alta de 2,47%.

"Houve um grande deslocamento de poder nos últimos meses de Nova York para Washington", conforme as autoridades federais intervieram em Wall Street, disse o diretor de gerenciamento da Capitol Securities Management, Kent Engelke. "Tenho certeza de que haverá uma série de conseqüências involuntárias desta mudança nos próximos meses, não importa quem seja o vencedor da eleição", acrescentou. "Mas, em geral, acredito que as pessoas estão otimistas de que dentro de um ano ou dois os EUA terão se reerguido. O dia de eleição está aflorando uma grande parte deste sentimento."

A proximidade das eleições afastou diversos investidores do mercado ontem, mas o movimento das negociações retomou um pouco do fôlego hoje. As informações são da Dow Jones.

Leia mais sobre Wall Street