Moscou, 7 out (EFE).- O Serviço Federal de Mercados Financeiros da Rússia suspendeu hoje até a meia sessão as operações nas duas principais bolsas de valores do país, após o desabe registrado nesta segunda-feira.

As operações na RTS (Russian Trading System) e na Bolsa Interbancária de Divisas de Moscou foram suspensas no começo do pregão e até as 13h locais (6h de Brasília) a fim de estabilizar a situação no mercado após a "segunda-feira negra".

A RTS registrou ontem a maior queda de sua história, com uma baixa de 19,1%, para 866,39 pontos, devido ao pânico gerado pela crise financeira.

Analistas atribuíram o desabe ao pânico entre os não residentes, que retiram os últimos fundos investidos em títulos russos e desconfiam do plano de emergência aprovado pelos Estados Unidos para salvar Wall Street.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, disse ontem que o Governo vai criar medidas urgentes para proteger a economia da Rússia.

O vice-ministro de Desenvolvimento Econômico, Andrei Klepach, declarou que o Executivo pode anunciar hoje medidas adicionais de apoio ao sistema financeiro, após uma reunião que será presidida pelo chefe de Estado.

Estas medidas não terão como objetivo "apenas apoiar o sistema financeiro, mas também fazer com que o dinheiro trabalhe realmente na economia", disse o funcionário à agência "Interfax". EFE se/mh

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.