Tamanho do texto

Por Rafael Nam HONG KONG (Reuters) - As principais bolsas de valores asiáticas tiveram uma quarta-feira de recuperação, depois de uma sequência de três sessões em queda, pela expectativa de que o Federal Reserve não irá elevar a taxa de juro norte-americana tão cedo.

A queda dos preços do petróleo para o nível mais baixo em três meses também ajudou o mercado.

Às 8h20 (horário de Brasília), o índice MSCI da Ásia Pacífico exceto Japão tinha alta de 1,95 por cento, a 409 pontos.

No Japão, o índice Nikkei da bolsa de Tóquio teve avanço de 2,6 por cento, para 13.254 pontos.

Empresas exportadoras como a Sony tiveram os melhores desempenhos do dia, beneficiando-se da valorização do dólar --que alcançou o maior nível em sete semanas frente ao iene.

'O comunicado do Federal Reserve deu algum alívio aos mercados, e casou com um petróleo mais barato, elevando o apetite por ações', afirmou Lee Sun-yeob, analista de mercado no Goodmorning Shinhan Securities, em Seul.

'Mas provavelmente estamos num rali de alívio hoje, que não deve durar muito. É preciso haver melhorias importantes na economia e no mercado imobiliário dos Estados Unidos para que um rali mais significativo aconteça.'

Na terça-feira, o Fed manteve a taxa de juro em 2,0 por cento, expressando preocupação tanto com a economia em desaceleração quanto com a inflação.

Na Austrália, a bolsa disparou 3,08 por cento, para 4.969 pontos.

A bolsa sul-coreana acompanhou o movimento e subiu 2,81 por cento, para 1.578 pontos.

A bolsa de Hong Kong ficou fechada nesta quarta-feira por conta de uma tempestade tropical.