Tamanho do texto

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, aprofundou a queda do dia nesta tarde e perdeu o importante nível psicológico dos 55 mil pontos. Às 16h24, o índice cedia 1,27%, aos 54.

974 pontos, logo após renovar a pontuação mínima do dia - quando caiu 1,30%, aos 54.959 pontos.

A Bolsa paulista trabalha hoje com pouca liquidez, devido ao feriado de Dia do Trabalho que se celebra hoje nos Estados Unidos, que reduziu a quantidade de investidores estrangeiros operando no Brasil. Quanto menor a liquidez, mais impacto cada negócio realizado causa no Ibovespa. Por volta do horário citado, a Bolsa registrava giro financeiro de R$ 1,653 bilhão, com projeção de encerrar a sessão com o total de R$ 1,79 bilhão.

A desvalorização do petróleo hoje, que reage ao enfraquecimento do furacão Gustav (próximo à região produtora de petróleo do Golfo do México) colabora para a baixa do Ibovespa, na medida em que induz as ações da Petrobras, de forte peso no índice, à queda. Petrobras PN perdia 2,66% e Petrobras ON recuava 2,70%. O petróleo cedia 3,62% no pregão eletrônico da Bolsa Mercantil de Nova York.