Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bolívia acorda transferência de ações nacionalizadas com britânica Ashmore

La Paz, 17 out (EFE).- A empresa britânica Ashmore assinou hoje um acordo para transferir ao Estado boliviano suas ações na transportadora de hidrocarbonetos Transredes, que foi nacionalizada pelo presidente Evo Morales.

EFE |

Os convênios foram assinados hoje no Palácio do Governo de La Paz entre representantes da estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) e da Ashmore, e em presença do vice-presidente do Governo, Álvaro García Linera, e do ministro de Hidrocarbonetos, Isaac Ávalos.

Com este acordo, a companhia britânica aceita a oferta de US$ 48 por ação para a transferência à YPFB e suspende o processo internacional no valor de US$ 500 milhões na Câmara de Comércio de Estocolmo, posterior à nacionalização.

Assim, o Estado boliviano assume o controle formal da Transredes, já que a Ashmore possuía 25% das ações da transportadora.

"O Governo recuperou os últimos 25% das empresas nacionalizadas e assumiu 97,4% do total das ações da Transredes", informou o ministro de Hidrocarbonetos.

Ávalos comemorou este contrato, que "permite o controle majoritário de uma das empresas nacionalizadas", e assegurou que o Governo será "honesto" e "pagará o preço justo às empresas que decidiram acompanhar o projeto" de nacionalização dos recursos naturais bolivianos. EFE lav/mh

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG