Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BoJ reduz taxa básica de juro de 0,30% para 0,10%

O Banco do Japão (BoJ, banco central japonês) reduziu sua taxa básica de juros, a overnight call loan rate, de 0,3% para 0,1%. A decisão foi aprovada pelo conselho de política monetária do banco por 7 votos a 1 e se segue a cortes de juros efetuados por outros importantes bancos centrais, como os dos EUA e os da zona do euro.

Agência Estado |

Além da redução da taxa, o BoJ anunciou várias medidas para injetar liquidez nos mercados de capitais e facilitar o levantamento de recursos por parte de empresas com problemas de caixa.

Num comunicado, o banco central japonês disse que as condições econômicas "vêm se deteriorando e provavelmente vão se tornar mais severas no futuro imediato". A recuperação da economia do Japão "deverá levar algum tempo", segundo o BoJ, "dada a desaceleração das economias externas e a turbulência nos mercados financeiros globais".

Entre as outras medidas para diminuir a restrição ao financiamento corporativo, o BoJ anunciou que vai elevar o montante mensal de compra direta de bônus do governo, que passará de 1,2 trilhão de ienes para 1,4 trilhão de ienes, e incluirá novas categorias de títulos nas compras diretas, incluindo os bônus de 30 anos, com taxa flutuante e indexados à inflação. As informações são da Dow Jones.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG