Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BOJ pode reduzir juros na sexta-feira

Tóquio, 29 out (EFE).- O Banco do Japão (BOJ) pode reduzir nesta sexta-feira as taxas de juros em um quarto de ponto para impulsionar a economia japonesa, afetada pela crise econômica global, informou hoje a agência local Kyodo.

EFE |

O BOJ estuda duas opções: reduzir em 0,25% as taxas de juros, agora em 0,50%, ou fornecer maior liquidez aos mercados monetários sem mudar os juros.

O ministro da Economia japonês, Kaoru Yosano, acredita que a redução das taxas de juros não favoreceria a economia do Japão nem frearia o fortalecimento do iene em relação a outras divisas.

No entanto, fontes ligadas ao BOJ indicaram que o organismo acredita que a manutenção das taxas de juros levaria o iene a continuar se fortalecendo em comparação com o dólar e outras divisas.

Com o agravamento da crise creditícia, os investidores especulam sobre a possibilidade de o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) e do Banco Central Europeu (BCE) também reduzirem as taxas de juros.

O BOJ anunciará sua decisão nesta sexta-feira, uma vez concluída a reunião de seu órgão decisório sobre política monetária. EFE cej/mh

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG