Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BoJ mantém taxa básica de juro e prevê recessão

SÃO PAULO - O Banco Central Japonês (BoJ) decidiu hoje manter a taxa básica de juro do país em 0,1% ao ano e revisou para baixo suas projeções de crescimento do PIB japonês. O comitê de política monetária japonês optou pela manutenção do juro de maneira unânime, depois de ter cortado a taxa em 0,2 ponto percentual no mês anterior. Além disso, o BoJ anunciou que, segundo suas projeções, a segunda maior economia do mundo deve ter retração de 1,8% no ano terminado em 31 de março.

Valor Online |

Em outubro, a autoridade monetária havia previsto um crescimento 0,1% para este período.

Para o ano terminado em março de 2010, a previsão é ainda pior: de queda de 2% no PIB do país, sendo que o previsto anteriormente era uma expansão de 0,6%.

Assim, o PIB do Japão só deve retomar o crescimento em março de 2011, quando pode ter alta de 1,5%. "A economia deve continuar a se deteriorar daqui pra frente", afirmou em nota o BoJ.

Outra projeção pessimista foi com relação ao retorno da deflação ao país. O governador da autoridade monetária, Masaaki Shirakawa, afirmou em coletiva à imprensa internacional que o índice de preços ao consumidor japonês (excluindo alimentos frescos) irá cair 1,1% no próximo ano fiscal e 0,4% no ano terminado em março de 2011.

(Vanessa Dezem | Valor Online com agências internacionais)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG