Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BNP Paribas tem lucro menor no 3o tri com disparada de provisões

Por Sudip Kar-Gupta PARIS (Reuters) - O lucro líquido do terceiro trimestre do BNP Paribas caiu mais que 50 por cento por causa de provisões maiores vinculadas à crise financeira, informou o maior banco em valor de mercado da França nesta quarta-feira.

Reuters |

O encargo relacionado à provisão para dívidas de difícil recuperação subiu para 1,992 bilhão de euros (2,56 bilhões de dólares) durante o trimestre passado, valor mais alto que muitos analistas estimavam e quatro vezes acima do registrado um ano antes.

O lucro líquido da instituição caiu 55,6 por cento em relação ao terceiro trimestre de 2007, para 901 milhões de euros. Analistas, em média, previam ganho de 1,27 bilhão de euros, segundo pesquisa da Reuters com 10 especialistas.

"O custo do risco foi o principal problema e piorou mais que o esperado", afirmou o analista Christoph Bossmann, do West

LB.

Apesar disso, o presidente-executivo do BNP, Baudouin Prot, afirmou que o banco está bem posicionado para lidar com o cenário difícil do mercado.

"A capacidade do grupo em lidar com a crise, a atratividade de seus negócios e sua posição financeira sólida permitem o crescimento de suas unidades de modo que a instituição poderá continuar servindo a economia real", informou o executivo.

Às 8h25 (horário de Brasília) as ações do BNP recuavam 4,5 por cento enquanto o índice da bolsa de Paris caía 2,76 por cento.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG