Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BNP Paribas estima prejuízo de 1,4 bilhão de euros no 4º trimestre

SÃO PAULO - O banco francês BNP Paribas anunciou nesta segunda-feira que estima ter fechado o último trimestre do ano passado com um prejuízo líquido de 1,4 bilhão de euros. Segundo comunicado da instituição, o principal fator de pressão para o resultado preliminar foram as áreas de clientes corporativos e de banco de investimento, que tiveram um prejuízo antes dos impostos de cerca de 2 bilhões de euros no período. No quarto trimestre de 2007, o banco tinha registrado um lucro de 1 bilhão de euros.

Valor Online |

"O quarto trimestre foi marcado excepcionalmente por movimentos violentos nos mercados de capitais, especialmente no mercado de ações", explicou o banco, no documento.

A instituição francesa disse também que projeta um lucro líquido de 3 bilhões de euros para todo o ano de 2008. Este valor, se for confirmado no balanço definitivo que deve ser concluído oficialmente no dia 18 de fevereiro, será muito menor do que os 7,8 bilhões de euros registrados no ano anterior.

Como medida para conter os efeitos da crise financeira mundial sobre sua operações, o BNP Paribas anunciou ainda que emitirá ações preferenciais no valor de 5,1 bilhões de euros em favor do governo da França, para reforçar seu capital. Ao mesmo tempo, vai repagar uma dívida subordinada com o estado francês no valor de 2,55 bilhões de euros tomada em dezembro.

Com a emissão, o índice de Basiléia de nível 1 do banco subirá cerca de 0,5 ponto para 8%.

Leia tudo sobre: bnp paribas

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG