Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BNDES negocia R$ 10 bi com Banco Central para ajudar setores atingidos pela crise, diz Coutinho

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse nesta terça-feira, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que a instituição está negociando uma linha de capital de giro de R$ 10 bilhões para ajudar setores da economia que estejam em dificuldades por causa da crise financeira internacional.

Carol Pires, Último Segundo/Santafé Idéias |

Segundo Coutinho, parte desse dinheiro também poderá ser usado para concessão de empréstimos-ponte para investimentos em infra-estrutura, como os consórcios nas linhas de transmissão do Rio Madeira, em Roraima.

Coutinho explica que ao licitar concessão rodoviária ou de energia, os projetos requerem de quatro a cinco meses para firmar a contratação final do serviço. Durante esse tempo, o concessionário buscava junto aos bancos privados um crédito de curto prazo para fazer a ponte entre a vitória na concessão e o empréstimo com o BNDES. Em geral o consórcio vencedor fazia empréstimo-ponte em 15% a 20% e depois liquidava ao pegar o empréstimo final do BNDES, disse.

Diante da escassez de crédito da crise, sustenta Coutinho, o empréstimo-ponte tem ficado muito difícil ou mais caro. De acordo com o presidente do BNDES, o banco oferecerá essa categoria de empréstimo em condições pré-crise, 13,8% a 14,5% ao ano mais riscos de spread do momento.

Por exemplo, nas linhas de transmissão do Rio Madeira, todos se manifestaram nesta direção e entendemos que oferecer empréstimo-ponte nestas condições permitirá que os consórcios serão mais firmes na competição e portanto disso resulte tarifa mais baixa em benefício da sociedade brasileira já que a transmissão vem de RO até Araraquara (SP), observou.

Mais notícias

 

Para saber mais

 

Serviço 

 

Opinião

Leia tudo sobre: bndescrise financeiracrédito

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG