Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BNDES antecipa liberação de recursos previstos para 1º tri de 2009

RIO - O Banco Econômico de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aproveitou parte dos recursos que já tinha garantido para o primeiro trimestre do ano que vem para fortalecer o apoio às empresas que procuraram a instituição em outubro. De acordo com o presidente do banco de fomento, Luciano Coutinho, a busca por recursos da instituição aumentou na esteira da crise econômica mundial e da contração do crédito privado.

Valor Online |

Coutinho frisou que o BNDES agora terá que buscar mais recursos para cumprir as necessidades de desembolso do banco para o começo do ano que vem.

"Estávamos tranqüilos até o primeiro trimestre do ano que vem, mas com a necessidade de sermos mais afirmativos nesses últimos meses de 2008, antecipamos um pouco da folga que tínhamos para o ano que vem", ressaltou Coutinho, que participou hoje do seminário "O Valor da Moda", promovido pelo Valor Econômico em paralelo ao Claro Rio Summer, no Rio de Janeiro.

Segundo ele, uma das possibilidades é a busca por instituições multilaterais de fomento, como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e JBIC. Para Coutinho, esses organismos deverão, na próxima reunião do G-20, que acontece em São Paulo, ser incentivados "a ser mais generosos" com os países em desenvolvimento, que deverão puxar a recuperação econômica global.

"Sinto muito receptividade e acho que o crédito internacional multilateral deve nos ajudar", frisou Coutinho. "Além disso, vamos continuar precisando do apoio do Tesouro, que tem nos ajudado", acrescentou.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG