FBovespa: câmara irá discutir destino do Nível 1 de governança - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BM FBovespa: câmara irá discutir destino do Nível 1 de governança

A Câmara Consultiva da BM&FBovespa irá discutir o destino do Nível 1 da governança corporativa da Bolsa, que poderá ser extinto ou completamento reformulado, informou Luiz Eduardo Cantidiano, presidente da câmara. A Bolsa tem 440 empresas listadas, sendo 43 engajadas no Nível 1 de governança corporativa.

Agência Estado |

"O Nível 1 foi criado em 2000 e, com o passar dos anos, ficou defasado", comentou. Ele explicou que alguns dos pontos fortes que diferenciavam as companhias do Nível 1 acabaram se tornando obrigatórios para todo o mercado ao longo dos anos. Entre eles, estão a publicação da demonstração do fluxo de caixa (que passa a ser obrigatória com o advento do novo padrão contábil IFRS) e a exigência para que administradores e acionistas de companhias abertas informem o mercado sobre a negociação com ações, que se tornou obrigatória a partir de 2002 com a instrução 358 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

"Existem dois possíveis destinos para o Nível 1: a extinção ou a reformulação. Acredito que uma reformulação seja possível", disse. Ele, no entanto, não forneceu detalhes de como as mudanças poderia ser feita.

O tema será discutido amanhã na reunião da Câmara Consultiva, que irá levantar temas de interesse para a auto-regulamentação do mercado, entre eles Ofertas Públicas Iniciais (IPOs), conselho fiscal e realização de assembléias de acionistas.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG