FBovespa agiliza emissão de certificado de ações - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BM FBovespa agiliza emissão de certificado de ações

A BM&FBovespa lançou hoje uma ferramenta que possibilita que custodiantes consigam em tempo real o certificado que comprova a posição acionária de seus clientes. Ao facilitar a emissão desse documento, a instituição espera que mais investidores participem das assembleias de acionistas.

Agência Estado |

"Isso vai agilizar o processo", disse Amarílis Sardenberg, diretora-executiva das Clearings Depositária e de Risco.

A ferramenta já está em funcionamento e a resposta é dada em cerca de um minuto. No antigo processo, que exigia a ida do custodiante até a Câmara Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), o processo levava em média cinco dias, prazo que era maior em abril, período em que ocorre a maior parte das assembleias gerais de acionistas. O acúmulo de pedidos fazia com que às vezes os documentos não fossem emitidos em tempo hábil. "Agora o acionista pode fazer o pedido a seu fundo por e-mail e vai receber o documento em um arquivo eletrônico", disse o presidente da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), Luiz Fernando Figueiredo.

Nos próximos meses, a BM&FBovespa irá criar um grupo de trabalho, com a participação da Amec e outras entidades, para a discussão de processos que estimulem a participação de minoritários em assembleias.

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG