Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Petróleo Texas fecha com queda de 7,5%, abaixo de US$ 50

Nova York, 20 nov (EFE) - O preço do barril do Petróleo Intermediário do Texas (WTI, leve), de referência nos Estados Unidos, desceu hoje 7,5%, e terminou o pregão na Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex) abaixo dos US$ 50 por barril pela primeira vez em três anos e meio.

EFE |

Em uma conferência sobre bancos internacionais, Zoellick disse que os acontecimentos de setembro e outubro, que castigaram as economias na Europa, na América do Norte e no Japão, também afetaram agora os países emergentes.

Nestes últimos países, cerca de 100 milhões de pessoas caíram na pobreza pelo aumento dos preços dos alimentos e da energia no ano passado, segundo cálculos do BM.

Zoellick comemorou que a última reunião econômica internacional, a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do Grupo dos Vinte (G20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes), tenha incluído algumas economias emergentes e não só o Grupo dos Sete (G7, que reúne as nações mais industrializadas).

Neste sentido, considerou fundamental que ocorram mudanças nas instituições multilaterais em uma época crítica para todas as partes envolvidas.

O presidente do BM também pediu à China que aceite suas responsabilidades e obrigações no mercado internacional mundial.

Na conferência, organizada pelo BM e pela Corporação Financeira Internacional (IFC), Merkel disse que a importância da Ásia no mundo no século XXI é crescente e que alguns falam, inclusive, "do século asiático".

Esta dinâmica é vista como uma ameaça na Europa e em outras partes do mundo e, por isso, surge o perigo de que se intensifique o protecionismo.

Merkel destacou que na recente cúpula do G20 se tratou este assunto e insistiu em que "o comércio livre é a chave para um desenvolvimento justo" e que nesta situação de crise é preciso evitar cair no protecionismo, que não vai ajudar nenhum país. EFE aia/ab/rr

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG