F Bovespa prevê negociação unificada de ações em agosto - Home - iG" /
Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BM F Bovespa prevê negociação unificada de ações em agosto

RIO - A BM & F Bovespa espera que as ações da nova empresa possam ser negociadas de forma unificada a partir de agosto no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O presidente do conselho de administração da companhia, Gilberto Mifano, afirmou hoje que já foi protocolado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) o pedido de cancelamento de registro das ações da BM & F e da Bovespa Holding, que hoje são e negociadas separadamente.

Valor Online |

O executivo explicou que ainda há pendências na entrega de documentação, mas revelou que, uma vez concedido o cancelamento, é praticamente automático o início das negociações do novo papel, com as duas bolsas unidas.

Mifano ressaltou que atualmente os dois papéis oscilam perto do décimo lugar no ranking dos mais negociados diariamente e lembrou que uma ação da Bovespa será trocada por 1,424802 ações da BM & F Bovespa S.A., enquanto uma ação da BM & F representará uma ação da nova empresa. Juntando as duas empresas, a tendência é de uma ação com mais liquidez. Para o acionista, isso significa um papel mais atraente, explicou Mifano, que participou hoje de almoço-palestra organizado pelo Instituo Brasileiro de Governança Corporativa (IBGE) e pela Câmara de Comércio França-Brasil, no Rio de janeiro.

Mifano reforçou ainda que, até 2010, as sinergias entre as duas bolsas causarão uma redução de 25% nas despesas operacionais consolidadas. Com isso, parte total de 1,4 mil funcionários da empresa terá que ser dispensada, uma vez que a folha de pagamento representa 30% do total de custos. Vamos ter de fazer os cortes, o que vai ser muito doloroso, porque são profissionais de alta qualidade que ajudaram a construir as duas bolsas, frisou, acrescentando que a sinergia também proporcionará a criação de novos produtos, mesclando, por exemplo, taxas de juros, ações e opções.

De concreto, Mifano se limitou a comentar que a BM & F prepara o lançamento de um novo produto de negociação de taxa de juros.

Atualmente, a BM & F Bovespa é a terceira maior bolsa do mundo em valor de mercado e a segunda das Américas, atrás apenas da Chicago Mercantile Exchange (CME). A empresa responde por 80% do volume negociado na América Latina e movimenta diariamente o equivalente a US$ 67 bilhões no mercado futuro.

(Rafael Rosas | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG