Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Blu-ray ainda não empolga usuários, mostra estudo da ABI Research

SÃO PAULO - Apesar de ter ganho o que ficou conhecido como a guerra dos formatos, a tecnologia Blu-ray de armazenamento de dados não tem gerado grande demanda. Segundo estudo da consultoria ABI Research, consumidores afirmam ter outros interesses antes da compra de equipamentos reprodutores de discos Blu-ray.

Valor Online |

A pesquisa da ABI, realizada nos EUA, mostra que mais da metade dos entrevistados tem outras prioridades e, portanto, nenhum plano para adquirir esses aparelhos. Outros 23% afirmam que tem a intenção de comprar esses reprodutores, mas não antes de 2009.

Os consumidores foram rápidos em abraçar a tecnologia padrão de DVD quando ela surgiu por conta da melhora dramática que ela representava em relação às fitas de VHS. Essa tecnologia também não criava a necessidade de adquirir uma nova TV. Em contraste, embora metade das pessoas que responderam nossa pesquisa afirmem que a qualidade do Blu-ray é 'muito melhor' que o DVD padrão, outros 40% a classificaram como apenas 'um pouco melhor', e a maioria está muito satisfeita com a performance de seus atuais reprodutores de DVD, afirma o analista principal da ABI, Steve Wilson.

Além disso, lembra ele, para se obter o máximo de qualidade com discos Blu-ray, é preciso utilizá-lo com uma TV de alta definição. Isso se torna uma barreira adicional, dado o alto custo do equipamento total necessário.

Acreditamos que os preços devem ficar acima dos US$ 300 para os produtos de entrada ao menos até o fim do ano, afirma Wilson.

A ABI, porém, mostra que o aumento na demanda pelo console de videogames PlayStation 3, da Sony, tem dado impulso à taxa de adoção da tecnologia Blu-ray. O console é equipado com um leitor de discos neste formato. Embora se possa pensar que um usuário de videogames compra menos discos de filmes que outras pessoas, não temos registrado evidência significativa disso em nossos resultados, afirma o analista. As vendas de consoles de PS3 vão ajudar a reduzir os custos de manufatura e levar à redução nos preços de reprodutores comuns de Blu-ray, completa Wilson.

(José Sergio Osse | Valor Online)

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG