Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

BHP recebe documento da UE com objeções a negócio com Rio Tinto

Por Eric Onstad LONDRES (Reuters) - A BHP Billiton recebeu documento da União Européia com detalhes sobre os problemas que o bloco vê na proposta de compra por 78 bilhões de dólares da rival Rio Tinto, informou a BHP nesta terça-feira.

Reuters |

A BHP, maior mineradora global, não quis dar nenhum detalhe sobre o documento, chamado "Comunicação de Objeções", e a UE também não quis comentar seu conteúdo.

Anteriormente, o bloco europeu já havia dito que tinha grandes preocupações sobre o negócio, opinando que ele poderia resultar em aumentos de preços e menores escolhas para os consumidores.

A BHP afirmou apenas, em uma nota curta, que pretendia trabalhar com a UE para tentar eliminar as preocupações do bloco com a união das duas empresas.

A Rio Tinto, por sua vez, repetidamente tem afirmado que o valor da oferta da BHP é baixo e subavalia a empresa e seu potencial de crescimento.

O presidente-executivo da BHP, Marius Kloppers, afirmou em setembro, no entanto, que a empresa poderia rever sua oferta se as autoridades antitruste da UE exigirem que a companhia venda muitos ativos para aprovar o negócio.

O analista Michael Rawlinson afirmou em um relatório que acredita que UE e BHP possam chegar a um acordo.

"Nós acreditamos que as mudanças no mercado de minério de ferro, em meio a potenciais cancelamentos de investimentos, deverão levar a Comissão Européia a aprovar o negócio e, passado esse estágio, uma oferta poderia ser lançada no início de 2009".

Leia tudo sobre: home

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG