SÃO PAULO (Reuters) - A Besaf, gestora de recursos do banco português BES Investimento no Brasil, informou nesta quarta-feira que vai assumir a administração dos fundos da asset do WestLB. A mudança vale já a partir do dia 18 para os fundos abertos. Mas a Besaf negocia a transferência também das carteiras exclusivas. São 12 fundos no total, que alcançam quase 400 milhões de reais.

'A transação faz parte do plano de expansão dos negócios no Brasil', disse à Reuters o diretor executivo da Besaf no país, Martim Amaral Neto.

O negócio vai praticamente dobrar o volume sob gestão da Besaf, hoje de 458,3 milhões de reais distribuídos em 12 fundos, entre abertos e exclusivos.

Combinando planos de expansão orgânica e via aquisições, a Besaf prevê chegar à marca de 1 bilhão de reais sob gestão até dezembro, o que a colocaria no ranking dos 40 maiores administradores de recursos da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid).

'Nossa meta é, até 2012, ter 4,5 bilhões (de reais) sob gestão', acrescentou Amaral Neto.

No mês passado, a Besaf lançou um fundo de crédito privado com patrimônio de 50 milhões de reais. Além disso, planeja lançar um fundo imobiliário de 150 milhões de reais nos próximos meses.

O WestLB informou, em nota, que a transferência da gestão dos fundos faz parte dos planos do grupo de centrar forças em outras atividades no país.

'O WestLB do Brasil decidiu por focar ainda mais a sua estratégia de negócios em operações estruturadas, que incluem financiamento de projetos e financiamentos estruturados ao comércio exterior e de tesouraria. Decidiu, portanto, por não mais oferecer os serviços de gestão de fundos de investimento', disse no comunicado.

(Reportagem de Aluísio Alves)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.