Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Bernardo diz que alta na projeção de inflação não preocupa

BRASÍLIA - O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse nesta segunda-feira que o aumento das projeções do mercado financeiro para a inflação oficial em 2010 e 2011 não o preocupa e nem deve preocupar o Banco Central (BC), em semana de reunião periódica do Comitê de Política Monetária (Copom). Na quarta-feira, o Copom decide se mantém ou altera a taxa básica de juros Selic, que está em 8,75% ao ano.

Valor Online |

_CSEMBEDTYPE_=inclusion&_PAGENAME_=economia%2FMiGComponente_C%2FConteudoRelacionadoFoto&_cid_=1237561751972&_c_=MiGComponente_C

 

Para o ministro, as projeções colhidas pela pesquisa Focus são corrigidas com constância. E a autoridade monetária não leva em conta somente as expectativas da Focus ao decidir sobre a taxa de juros.

"O Banco Central tem outros parâmetros. Eles fazem a pesquisa Focus, mas têm outros parâmetros para o controle da inflação" , disse o ministro. "Você pode amarrar seu burro na Focus, mas seu burro vai fugir" , brincou Bernardo, antes de abrir o III Congresso de Gestão Pública.

A pesquisa Focus apontou hoje que os agentes financeiros esperam a inflação medida pelo IPCA em 5,03% neste ano, e em 4,6% para 2011, acima da meta de 4,5% para os dois períodos.

O ministro reiterou ainda que na próxima sexta-feira vai divulgar os números da programação orçamentária para o ano. Ele deve divulgar corte nos recursos, mas não adiantou o valor.

Serão mantidos os parâmetros macroeconômicos já divulgados, como variação para o Produto Interno Bruto (PIB) em 5,2% e meta de superávit primário em 3,3% do PIB.

"Tem gente no mercado apostando em até 6,3% para o crescimento do PIB. O Banco Central aponta para 5,8%. Eu acho factível que cresça tudo isso, mas como somos conservadores, vamos nos contentar com 5,2%" , concluiu o ministro do Planejamento.

Leia mais sobre: inflação 

Leia tudo sobre: inflaçãopaulo bernardopib

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG